1. Como evitar morcegos no telhado do domicílio:
A cumeeira é o ponto mais alto do telhado e serve de divisor de águas, sendo necessário a colocação de uma peça do mesmo material da telha, com inclinação para ambos os lados. É justamente na abertura entre a peça e as telhas ou a estrutura de madeira que os morcegos usam como acesso.
Solução: para impedir/evitar o acesso de morcegos pelo telhado da residência, é necessário que se execute uma vedação desse local com argamassa de cimento e areia em suas extremidades. Antes da vedação deve-se obedecer aos procedimentos de como desalojar morcegos.
2. Como evitar morcegos nos beirais da casa:
Os beirais são extremidades da cobertura que ultrapassam o limite das paredes mais externas de uma edificação, com o objetivo de protegê-las das chuvas. O ponto de contato entre a estrutura de madeira da cobertura e as paredes são passíveis de falhas ou má execução de vedação, deixando espaços que possam servir de acesso para morcegos ao forro das casas.
Solução: para impedir/evitar o acesso dos morcegos pelos beirais, deve-se proceder à vedação das aberturas com argamassa de cimento e areia ou telas. Antes da vedação, deverão ser obedecidos os procedimentos de como desalijar morcegos.
3. Como evitar morcegos no porão do imóvel:
O porão é comum em casa construídas em terrenos com desnível, a existência de porões, que, geralmente, servem como depósitos de objetos e entulhos. Assim, normalmente, esses ambientes são pouco usados e têm pouca ventilação, proporcionando um bom local para abrigar morcegos.
Solução: nesses casos, normalmente, os acessos se fazem por meio de janelas e portas abertas ou quebradas, ou por aberturas para ventilação. Para o evitar os acessos dos morcegos, deverão ser vedados trocando os vidros quebrados, consertando portas e telando as outras aberturas.
4. Como evitar morcegos nas chaminés:
As Chaminés devido às suas concepções arquitetônicas favoráveis (grandes alturas, difícil acesso para outros animais etc.), tornam-se locais próprios para abrigo de morcegos.
Solução: para evitar a entrada de morcegos, é necessário vedar as aberturas externas existentes nas chaminés por meio de telas metálicas, após desalojar os morcegos.
5. Como evitar morcegos nas juntas de dilatação de edifícios:
Nas Juntas de dilatação, a inexistência ou falha no sistema de vedação, a abertura excessiva do vão ou os danos nas arestas das juntas, são motivos suficientes para que os morcegos utilizem as juntas de dilatação como abrigo.
Solução: evite os morcegos, fazendo reparos nas superfícies e as arestas danificadas, executar a vedação da junta com material elástico para não suprimir os movimentos da estrutura (nome comercial do material elástico: Poli-sil). Obedecer aos procedimentos de como desalojar morcegos.